01 agosto 2011

Dicas para desenho a lápis

Embora algumas pessoas tenham mais facilidade para desenhar. Nada impede que qualquer um comece a soltar a sua veia artística no papel.
Tenha sempre em mente que o 1º passo passo para um bom desenho está na escolha dos materiais, em especial o papel. Papéis mais porosos com uma gramatura maior facilitam o trabalho, além de deixa-los mais bonitos. Durante a composição do desenho diversos lápis podem ser usados. Estes por sua vez podem ser divididos em 2 grupos ( duros e macios).
Duros: H e HB
Macios: B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 8B
Os lápis duros são usados para o esboço inicial, neste estágio é necessário, traços bem finos, enquanto ainda se compõe a estrutura do desenho. Podemos dizer que esta fase é como um esqueleto onde vemos a forma, mais ainda não a definimos bem.
Depois do desenho finalizado é que começamos a utilizar os lápis macios para o sombreamento, o mais comumente utilizado nesta fase da produção é o 6B.
Alguns materiais tais como esfuminho, algodão, hastes flexíveis, etc. Ajudam e muito na hora do acabamento do desenho (esfumaçando ,pintando e adicionando alguns detalhes), dando a ele profundidade e deixando a pintura mais realista.
O esfuminho mencionado acima é um bastão de papel comprimido de diversas espessuras numeradas de 1 a 9 (quanto maior o número, mais grosso é o bastão) e são encontrado facilmente em diversas papelarias e lojas especializadas em materiais artísticos. A sua limpeza é feita com o auxilio de uma lixa fina, tomando o cuidado para que a ponta não se perca.
O algodão e as hastes flexíveis também ajudam a proporcionar diferentes efeitos nos trabalhos deixando a obra mais rica em detalhes.
Obs: Para alguém que quer iniciar nesta arte sugiro que comece somente com alguns itens basícos e depois com o tempo vai comprando os demais materiais.
Uma lista de materias que eu sugiro de início é: papel , lápis HB e 6B, esfuminho nº 2, borracha macia, hastes flexiveis e algodão. Antes de começar o primeiro trabalho pegue uma folha e tente criar diferentes tonalidades com o lápis 6B isso vai ajudar muito na hora da finalização do desenho. Porque vai proporcionar a você a noção de quanto o lápis deve ser precionado para produzir diferentes tonalidades. Tente ao menos 5. Nunca fique triste se os primeiros trabalhos não ficarem bons. Como tudo na vida o segredo de qualquer desenhista é o treino. Por isso não desista e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário